gemelaridade

Gemelaridade

A gestação gemelar corresponde, de fato, a cerca de 3% de todas as gestações. A maioria delas é dizigótica, ou seja, dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides. Dessa forma, gera dois fetos em placentas e bolsas separadas (gemelar dicoriônico diamniótico). Contudo, o principal fator associado a maior risco de gemelaridade é o uso de técnicas de reprodução assistida. Mas outras questões também aumentam a probabilidade de gêmeos como, por exemplo, antecedente familiar, idade materna (>30 anos) e raça.

No entanto, na gestação monozigótica, um óvulo é fecundado por um espermatozoide. Dessa forma, a divisão em dois embriões ocorre nos primeiros dias após a fecundação, gerando dois fetos idênticos. Assim, na maioria das vezes, os gêmeos monozigóticos estão em duas bolsas separadas e dividem a mesma placenta (são os chamados monocoriônicos diamnióticos). Por isso são bem mais raros que os gêmeos dizigóticos e acontecem quase sempre por acaso.

 

Diagnóstico de gemelaridade

 

O diagnóstico de gestação gemelar pode ser suspeitado pelo exame físico. Nesse caso, portanto, mostra o útero maior do que o esperado para a idade gestacional. Mas, na maioria das vezes, a descoberta é feita na primeira ultrassonografia. Em primeiro lugar, a notícia de que uma gravidez é de gêmeos traz, sem dúvida, inúmeros sentimentos. Alegria, pela chegada de dois bebês; medo pelas intercorrências que podem acontecer durante a gestação; angústia e expectativa, por todas as mudanças que gêmeos acarretam na vida dos pais, durante e após a gravidez.

De fato, a gravidez gemelar requer cuidados especiais, uma vez que há maior risco de algumas intercorrências como, por exemplo, a prematuridade. Por isso, as consultas pré-natais devem ser mais frequentes, com uma supervisão mais cuidadosa dos sintomas maternos, bem como do crescimento dos fetos.

A via de parto depende, principalmente, da posição dos fetos, uma vez que na gestação gemelar é muito comum que um ou então os dois fetos não esteja na posição habitual. Acima de tudo, sem dúvida, é uma das experiências mais incríveis que alguém pode vivenciar.

Sobre

A Vital Medicina é uma clínica especializada em procedimentos nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Post Recentes

WhatsApp chat