adolescentes

Adolescentes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde, a adolescência é o período que se estende dos 10 aos 19 anos de idade. Os adolescentes vivenciam profundas mudanças em diversos órgãos e sistemas, incluindo funções cognitivas, psicossociais e físicas. A puberdade é o termo que define a transição da imaturidade para a maturidade sexual. O primeiro sinal de puberdade nas meninas costuma ser o aparecimento do broto mamário. Apenas 15% das meninas apresentam desenvolvimento dos pelos pubianos antes do desenvolvimento das mamas.

 

A menarca (primeira menstruação) geralmente ocorre 2 a 2,5 anos após o surgimento dos primeiros sinais da puberdade. A idade de início da puberdade é muito variável e depende vários fatores (como raça, antecedente familiar, índice de massa corpórea, peso ao nascimento, fatores sociais e familiares), mas os mecanismos precisos que determinam o início da puberdade permanecem desconhecidos. A média de idade em que costumam aparecer os primeiros sinais de desenvolvimento das mamas é ao redor dos 10 anos, variando de 8 a 12, sendo que se considera puberdade precoce quando acontece antes dos 8 anos de idade. A puberdade tardia é definida pela ausência de aparecimento dos caracteres sexuais secundários (no caso, mamas) após os 13 anos de idade.

 

As profundas mudanças que acontecem na puberdade costumam ter impacto nas funções psicológicas e sociais. A sociedade continua a ser desafiada com o comportamento dos adolescentes, principalmente no que se refere à sexualidade. Apesar de todas as preocupações, a sexualidade e o relacionamento sexual são uma importante e necessária parte do desenvolvimento humano. Os adolescentes lutam por entender todas as mudanças e o impacto que o surgimento da sexualidade traz na vida deles. A função do profissional de saúde é se antecipar, no sentido de fornecer ao adolescente as informações necessárias para que eles exerçam a sexualidade de forma saudável e segura.

 

Quando levar para a primeira consulta ginecológica? Apesar de toda a informação que está disponível hoje nos diferentes meios de comunicação e de toda a abertura da sociedade na discussão de diversos tópicos que antes eram tidos como tabu, é importante que a adolescente contem com um profissional de confiança, que possa orientá-la de forma técnica e imparcial, a quem ela possa recorrer no caso de dúvidas e angústias. O ginecologista costuma orientar a adolescente quanto as diversas mudanças que acontecem na puberdade, sobre sexualidade e comportamento sexual seguro, de forma a prevenir comportamentos que tenham consequências negativas.

 

A primeira consulta no ginecologista pode ser quando surgem ou primeiros sinais de puberdade ou a primeira menstruação. Não significa que nessa consulta a adolescente vai ser submetida a inúmeros exames de forma desnecessária, mas sim que vai receber orientações e esclarecimentos. A partir daí é fundamental que se estabeleça uma relação de confiança, uma vez que o ginecologista provavelmente vai acompanhar essa mulher nessa e em várias outras fazer significativas da vida.

Sobre

A Vital Medicina é uma clínica especializada em procedimentos nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Post Recentes

WhatsApp chat